A próxima sessão de culto* do Clube de Cinema Oito e Meio é com o filme de Michael Powell, o perturbador e magnifico PEEPING TOM (1960).
Para a sessão de culto, selecionei um dos filmes da minha vida.
Mais do que um Cult Movie "Peeping Tom" de Michael Powell é um filme da mais
pura cinefilia.
É possivelmente um dos filmes menos conhecidos do mundo, a não ser pelos cinéfilos e conhecedores da obra do cineasta Inglês, Michael Powell. Este filme de 1960 tem uma história sinuosa. Quando estreou na Inglaterra foi muito mal recebido e desgraçou a carreira do reputado realizador. Este acabou mesmo por emigrar para os EUA. Durante muitos e longos anos este filme andou perdido e nos EUA foi encontrada uma cópia nos arrumos de um velho cinema. Martin Scorsese, conhecido colecionador de filmes em pelicula foi notificado dessa descoberta do raro filme do cineasta que ele muito admirava, e entusiasmado restaurou essa cópia.
Na sua estreia em Londres a critica moralista arrasou completamente o filme e o cineasta, felizmente,agora passados 48 anos, temos a sorte de se ter salvado esta obra-prima do cinema para todos os actuais cinéfilos do mundo.
Este filme teve estreia em Portugal em 1961 (é estranho tendo em conta o regime da altura).
Vi o filme "Peeping Tom" a primeira vez há cerca de 20 anos. Em 8 de Junho de 2007 foi apresentado na Cinemateca Portuguesa uma excelente cópia restaurada pelo Bristish Film Institute (BFI, Londres). Fui rever esse filme da minha vida pela primeira vez em grande tela e ter a experiência e o sentir do CINEMA, como muito poucos filmes conseguem oferecer.
*sessão no Café, O Pátio no dia 7 Dezembro, domingo, pelas 22h